Todas as Especialidades
- All-on-4
- Branqueamentos
- Dentisteria Operatória
- Endodontia Avançada
- Estética dentária
- Estética-Botox e Ácido Hialurónico
- Harmonização facial
- Higiene Oral
- Imagiologia
- Implantologia
- Medicina Dentária Estética
- Medicina Dentária Preventiva
- Oclusão e ATM
- Odontogeriatria
- Odontopediatria
- Ortodontia
- Ortopedia Maxilar
- Periodontologia
- Pré-tratamento ortodôntico
- Prótese Fixa
- Prótese Removível
- Reabilitação imediata implantes
- Urgências

Casos de emergência
+351 968 669 927Horário
- Segunda - Sexta: 09:30 - 19:30

Oclusão e ATM
Uma má oclusão dentária significa que não existe um posicionamento dentário correto e uma relação adequada entre os maxilares. A maioria dos desequilíbrios traduzem-se em dor na articulação temporomandibular, dor de ouvido, dor de cabeça, dificuldade e limitação nos movimentos mandibulares e, em casos extremos, ao bloqueio do maxilar inferior com impossibilidade de fechar a boca.
Ao longo do tempo, a má oclusão pode provocar desgaste nos dentes ou dificuldades na mastigação, entre outras consequências que afetam a qualidade de vida.
Cientes da importância da oclusão, na Clínica dos Anjos procuramos restabelecer uma oclusão dentária ideal em todas as nossas reabilitações.
A definição de bruxismo dividide-se em duas partes:
Bruxismo noturno consiste numa hiperatividade muscular dos músculos da mastigação durante o sono, que é caracterizada por uma fase rítmica (fásica) e não rítmica (tónica), em que nos indivíduos saudáveis não pode ser considerada uma patologia do sono, nem patologia do movimento;
Bruxismo diurno consiste numa hiperactividade dos músculos da mastigação durante a vigília, caracterizado por contactos dentários repetidos e sustentados e/ou contração rígida da mandíbula numa dada posição ou movimentos bruscos da mandíbula, com ou sem contacto dentário, em que nos indivíduos saudáveis não pode ser considerada patologia do movimento.
Na maioria das pessoas não é uma patologia, mas em alguns pacientes pode ser um sinal de outra patologia, como por exemplo síndrome de apneia obstrutiva do sono, epilepsia, etc.
O bruxismo está relacionado com o sistema nervoso central. O stress emocional e a ansiedade acumulados ao longo do dia são descarregados nos músculos do sistema mastigatório com aumento da contração muscular e consequentemente o ranger dos dentes ou o apertamento dentário. Isto não acontece de forma contínua, mas por picos ou de forma ondulante, alternando com fases mais silenciosas.
Como consequências temos o desgaste dentário, ocasionalmente fratura de dentes, restaurações, coroas e até implantes. Outra consequência é o desgaste da ATM, podendo desencadear, caso existam fatores adicionais, uma DTM, com dor orofacial.
Não existe cura para o bruxismo. Podemos apenas atenuar os seus efeitos secundários. Se o bruxismo é diurno, há que tornar o processo consciente para o conseguir controlar, assim o paciente consegue educar o cérebro.
É um tratamento multidisciplinar, onde é pedido ao paciente um estilo de vida mais saudável, evitar álcool e café, prática de desporto e de técnicas de relaxamento, já que o stress é um dos componentes principais do bruxismo.
Podem ser confecionadas goteiras, para serem usadas à noite, uma vez que o bruxismo noturno não é possível controlar, estas goteiras evitam o desgastes dentário e evita-se também a compressão das superfícies articulares da ATM. Em casos mais severo pode ser aconselhada medicação para promover o relaxamento muscular ou em caso de dor orofacial diminuir a inflamação dos tecidos.
São placas de acrílico feitas à medida de cada paciente, tendo como objectivo evitar o contacto dos dentes superiores e inferiores. Como o acrílico é mais mole do que o esmalte dos dentes é a goteira que sofre o desgaste e não os dentes. Na entrega destas goteiras são necessários ajustes e de tempos a tempos dever ser verificado pelo médico dentista se é necessário voltar a ajustá-la. Não deve ser usada continuamente, apenas nos períodos críticos de bruxismo, que com o tempo e prática o paciente começa a conseguir identificar.
Tem como objectivo prevenir, diagnosticar e tratar lesões orofaciais que tenham implicação na performance desportiva e garantir uma excelente saúde oral ao desportista, fazendo o diagnóstico precoce de factores prejudiciais e administrando o respectivo tratamento. Pretende melhorar o rendimento dos atletas, profissionais ou amadores, através da manutenção da saúde oral e prevenindo e/ou tratando possíveis lesões decorrentes das actividades desportivas.